Festa da Uva São Miguel Arcanjo/SP 

12 Fev. a 16 de Fev. 2014

Entrada Franca

 
Confira as atrações na Fan Page da Festa no Facebook:
 
 
Descrição
Informação Geral
Histórico da Criação da Festa da Uva de São Miguel Arcanjo

Em 1956 foi plantado o primeiro pé de uva Itália em São Miguel Arcanjo e, desde então, muitos produtores passaram a cultivar a fruta no município. O início foi um tanto atrapalhado, pois os produtores tinham pouco conhecimento em relação ao cultivo da fruta. As doenças, pulverizações erradas, coloração e sabor fora de padrão, enfim, uma infinidade de problemas relacionados à falta de técnica.

No entanto, nossos pioneiros foram persistentes e, após muitas tentativas, começaram a produzir frutos de qualidade. Segundo eles, os erros levam ao aprendizado e ao desenvolvimento.

Depois de certo tempo, a produção de uva Itália em São Miguel Arcanjo cresceu e alcançou grande qualidade. Na década de 1980, chegou a representar a metade de toda a comercialização feita na CEAGESP.

Para que o município ganhasse maior destaque no estado e, como conseqüência do crescimento da cultura em municípios vizinhos, um grupo de produtores ligados à antiga CAC (Cooperativa Agrícola de Cotia) organizaram-se, propondo a criação da primeira “Festa da Uva” de São Miguel Arcanjo.

O grupo chegou também a cogitar a criação de uma associação que cuidasse de assuntos ligados à comercialização e produção das frutas no município. A partir dessa idéia, surgiu a Aviti (Associação dos Viticultores de São Miguel Arcanjo).

Em 1984, foi então constituída a 1ª Comissão Executiva para realização da “1ª Festa da Uva Itália de São Miguel Arcanjo”.

Foi graças aos esforços destes pioneiros e de todos que, com o passar dos anos, agregam valor à produção no município e a realização do evento que, chegamos em 2010 a comemorar 27 anos de sucesso.